Viscossuplementação

Não existe, ainda, um tratamento definitivo para a artrose que seja capaz de reverter o desgaste da cartilagem hialina. Entre as várias possibilidades de tratamento conservador atualmente disponíveis para o tratamento da artrose encontra-se a viscossuplementação.

A viscossuplementação é uma técnica terapêutica que consiste em injetar (sem dor significativa) numa articulação artrósica um medicamento de alta viscosidade que irá melhorar o ambiente intra-articular, aliviando a dor, reduzindo a inflamação e retardando o desgaste da articulação (condroprotetor) e sem contra-indicações de relevo.

viscossuplementação está indicada no tratamento da osteoartrose, para a recuperação das propriedades do líquido sinovial, analgesia (alívio da dor) e melhoria da função. Praticamente qualquer articulação artrósica pode ser injetada (a grande maioria dos trabalhos diz respeitos aos joelhos, mas a injeção intra-articular também apresenta bons resultados nas ancas, omboros, tornozelos, cotovelos, mãos e pés).

O Dr. João Moreira tem ampla experiência na realização destes procedimentos, recorrendo a controlo ecogeográfico, com excelentes resultados.