
As ondas choque consistem numa terapia de impacto, através de um sistema electrohidráulico.
A terapia de impacto está indicada para calcificações (por exemplo: esporão do calcâneo, calcificação do tendão do Supra-espinhoso) pseudoartroses (fraturas que não consolidaram após um período de 6 meses), bursites e tendinites crónicas (por exemplo de epicondilites, fascines plantares).
Este tipo de terapia atua de 3 formas: ação mecânica, analgésica e vascular. A ação mecânica causa micro bolhas que eclodem, fragmentando a calcificação; a ação analgésica acontece devido ao intenso estímulo local que provoca, posteriormente, a libertação de enzimas locais que atuam na fisiologia da dor: por fim, quanto à ação vascular, com esta terapia são formados micro vasos que melhoram a irrigação e oxigenação local e consequente reabsorção dos depósitos de cálcio ou cicatrizarão tecidular.
As ondas choque são uma terapia reconhecida pela comunidade Médica Europeia e aprovado pelo FDA (Estados Unidos), estando a ser divulgada pela International Society for Musculoskeletal Shockwave Terapy (ISMST), da qual sou membro e o primeiro português a pertencer a esta associação internacional.